Novidades: TypeScript 4.0

O TypeScript é uma linguagem baseada no JavaScript, adicionando sintaxe para tipos estáticos. Utiliza uma verificação de tipos para informá-lo de erros antes de executar o código, e então, usa-se o compilador TypeScript para remoção de tipos e deixar com um JavaScript limpo e legível.

Você pode utilizar o TypeScript obtendo-o por npm:

npm install -D typescript

O TypeScript 4.0:

Olhando para a versão 3.0 e anteriores, há um número grande de mudanças. Unificar os tipos de tuple e listas de parâmetros foi um grande destaque. Este lançamento 3.0 também apresentou referências de projeto para auxiliar o dimensionamento, organização e compartilhamento entre bases de código.

No TypeScript 3.7, foram apresentadas uma rica combinação de novos recursos de sistema de tipos com ECMAScript. Vimos referências de tipo recursiva e suporte para funções de estilo de asserção. As atualizações 3.8 e 3.9 trouxeram importações e exportações de tipo, juntamente com recursos do ECMAScript como campos privados, nível superior await em módulos e novas sintaxes.

E o que há de novo na versão 4.0?

Na versão 4.0, foram adicionados:

  • Tipos de tupla variável;
  • Elementos de tupla rotulados;
  • Classe de inferência de propriedade de construtores;
  • Operadores de atribuição de curto-circuito;
  • unknown nas cláusulas catch;
  • JSX customizado;
  • Melhorias de velocidade no build;
  • –incremental com –noEmit;
  • Algumas melhorias no Editor.

Importações automáticas mais inteligentes:

A importação automática torna a codificação mais fácil, mas sempre que ela parece não funcionar, confunde os usuários. As importações automáticas só funcionam em pacotes que seu projeto já inclui. Tudo isso leva a uma experiência de início péssima para quando você está tentando importar automaticamente algo que acabou de instalar, mas ainda não usou.

O TypeScript 4.0 faz um pouco de trabalho extra, incluindo os pacotes que você listou em seus campos. As informações desses pacotes são usadas apenas para melhorar as importações automáticas e não alteram mais nada, como a verificação de tipo.

Configurando 'incluir importações automáticas JSON de pacote'
TypeScript: Include Package JSON Auto Imports Fonte: https://devblogs.microsoft.com/typescript/announcing-typescript-4-0/

Confira as outras novidades do TypeScript 4.0 no artigo original em: https://devblogs.microsoft.com/typescript/announcing-typescript-4-0/

Gostou desta notícia? Comente abaixo!

Referências: https://devblogs.microsoft.com/typescript/announcing-typescript-4-0/