Entendendo o Prototype do JavaScript

Uma das características mais poderosas do JavaScript é a sua capacidade de trabalhar com objetos, que são instâncias de classes ou protótipos. O sistema de protótipos do JavaScript permite que os desenvolvedores criem objetos de forma flexível e eficiente. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prototype no JavaScript e entender como ele funciona.

O que é o Prototype / Protótipo?

O prototype é um mecanismo interno do JavaScript que permite aos objetos herdar propriedades e métodos de outros objetos. Essa herança é diferente da herança de classe tradicional encontrada em linguagens orientadas a objetos, como Java e C#. No JavaScript, a herança ocorre através da chamada “herança prototípica” e é baseada em objetos, em vez de classes.

Herança Prototípica

A herança prototípica é a base do sistema de objetos do JavaScript. Cada objeto em JavaScript tem uma referência interna a outro objeto, chamado de “protótipo”. Quando uma propriedade ou método é acessado em um objeto, o JavaScript primeiro verifica se essa propriedade ou método existe no próprio objeto. Se não for encontrado, o JavaScript procurará no protótipo do objeto. Esse processo continua até que a propriedade ou método seja encontrado ou até que a cadeia de protótipos termine.

Essa cadeia de protótipos é a principal característica que permite a herança no JavaScript. Quando um objeto herda de outro objeto, na verdade está herdeiro do protótipo desse objeto.

Funções Construtoras e o Prototype

No JavaScript, funções construtoras são usadas para criar objetos com propriedades e métodos específicos. Quando uma função é chamada com a palavra-chave “new”, um novo objeto é criado e sua referência de protótipo é atribuída ao protótipo da função construtora.

function Pessoa(nome, idade) {
    this.nome = nome;
    this.idade = idade;
}
const pessoa1 = new Pessoa("João", 30);

Neste exemplo, a função Pessoa é uma função construtora e cria objetos com as propriedades nome e idade. Quando criamos um objeto pessoa1 usando a palavra-chave “new”, o protótipo do objeto pessoa1 é configurado para ser o objeto Pessoa.prototype.

Adicionando Propriedades e Métodos ao Prototype

O prototype é um objeto comum e, como tal, você pode adicionar propriedades e métodos a ele. Isso é útil quando você deseja que todos os objetos criados por uma função construtora compartilhem propriedades e métodos sem precisar redefini-los em cada instância.

Pessoa.prototype.apresentar = function() {
    return `Olá, meu nome é ${this.nome} e tenho ${this.idade} anos.`;
};

console.log(pessoa1.apresentar()); // Olá, meu nome é João e tenho 30 anos.

Ao adicionar o método apresentar ao prototype da função construtora Pessoa, todos os objetos criados a partir dela terão acesso a esse método.

Qual a diferença entre herança de classes e herança herança Prototípica no JavaScript?

Bom, esse é um tópico que merece sua própria postagem. E você pode ver detalhes no post Qual a diferença entre Herança de classes e herança Herança Prototípica no JavaScript?

Mas resumidamente, a herança de classes é baseada em classes, enquanto a herança prototípica é baseada em objetos. Essa diferença fundamental afeta a forma como a herança e a reutilização de código são alcançadas em cada paradigma.

Conclusão

Isso ai, o sistema de protótipos do JavaScript é uma característica poderosa e flexível que permite a herança e o compartilhamento. Espero que tenha gostado e aproveita para conferir nossas outras postagens