Prettier 1.15: Formatador de Código Adiciona Suporte Angular e Vue.js

Caso você ainda não conheça o Prettier, acesse o site oficial para mais detalhes. A versão 1.15 do Prettier adiciona suporte ao formatador de código para HTML, Vue.js, Angular e MDX, além de adicionar uma variedade de refinamentos e melhorias de sintaxe.

De forma resumida, o Prettier é um software de código aberto disponível sob a licença MIT. Contribuições e feedback são incentivados através do projeto Prettier GitHub e devem seguir as diretrizes de contribuição do Prettier.

Sua principal função é ser um formatador de código opinativo que tenta reduzir os problemas de formatação do código. Iniciado como um projeto JS, o suporte da Prettier se expandiu para abranger muitas outras linguagens, incluindo TypeScript, Flow, HTML5, CSS, Markdown e YAML, com desenvolvimento em andamento para adicionar suporte a Elm, Java, PHP, Python, Ruby e Swift. O Prettier também suporta vários formatos, incluindo JSX, JSON, Vue.js, Angular, SCSS, Less, componentes estilizados e GraphQL.

O Prettier agora pode ser usado para formatar o conteúdo de remarcação, bem como o conteúdo JSX em um recurso MDX.Caso você não conheça, o MDX é uma extensão do markdown que suporta sintaxe JSX. Outra funcionalidade legal é o suporte a interpolação e atributos para Vue.js e Angular, assim como a sintaxe de modelo inline do Angular.

Entre as diversas novidades, Prettier agora pode formatar arquivos de modelo dessas estruturas que estendem o HTML para o Angular e o Vue.js,. Além de fornecer um mecanismo para adicionar comentários para controlar como a marcação é formatada para impedir que a ferramenta remova ou adicione espaços em branco que possam afetar o estilo e os layouts do conteúdo. Os modos de espaço em branco podem corresponder ao comportamento do CSS ou tratar o espaço em branco como sensível (sensitive) ou insensível (insensitive).

O lançamento do Prettier 1.15 faz muitas melhorias na análise do JavaScript, incluindo o nivelamento do else-branch por ternários aninhados, mantendo inline os decoradores se eles foram escritos em linha, respeitando a ordem dos decoradores e melhorando como os objetos são divididos em linhas separadas. Além disso, dezenas de outras melhorias foram feitas para a API geral da Prettier e a variedade de idiomas suportados pela Prettier.

 

Deixe um comentário