Inteligência Artificial: Deeplearn.js

A biblioteca Deeplearn.js permite o treinamento de redes neurais, não exigindo instalação de software ou back-end. “Uma biblioteca de aprendizado de máquina do lado do cliente pode ser uma plataforma para explicações interativas, para prototipagem e visualização rápidas, e até para computação offline”, disseram pesquisadores do Google. “E se nada mais, o navegador é uma das plataformas de programação mais populares do mundo”.

Ela é oferecida pelo Google no formato código aberto, com aceleração de hardware para aprendizagem de máquina que é executada em pelo seu navegador. Atualmente ela é suportada apenas na versão desktop do Google Chrome, mas o projeto está para oferecer suporte a outros dispositivos.

Usando a API JavaScript para o WebGL, o Deeplearn.js pode realizar cálculos no GPU. Isso oferece um desempenho significativo, passando assim os limites de velocidade do JavaScript, segundo os pesquisadores.

O Deeplearn.js imita a estrutura da biblioteca de inteligência de máquina TensorFlow da empresa e NumPy, um pacote de computação científica baseado em Python. “Também implementamos versões de algumas das operações TensorFlow mais utilizadas. Com o lançamento do Deeplearn.js, estaremos fornecendo ferramentas para exportar pesos dos pontos de verificação TensorFlow, o que permitirá aos autores importá-los para páginas da internet para a inferência Deeplearn.js “.

Embora o TypeScript da Microsoft seja o idioma escolhido, Deeplearn.js pode ser usado com JavaScript puro. As demonstrações de Deeplearn.js são apresentadas na página inicial do projeto. O Deeplearn.js junta outros projetos que trazem aprendizado de máquina para JavaScript e o navegador, incluindo TensorFire, que permite a execução de redes neurais dentro de uma página e ML.js, que fornece ferramentas de aprendizado de máquina e análise numérica em JavaScript para Node.js.

Caso você tenha interesse em conhecer mais, o site oficial deles é o https://deeplearnjs.org/index.html e eles oferecem diversos demos para que os novos programadores possam ter uma ideia do potencial do Deeplearn. Caso você queira brincar com o código, veja este link: https://deeplearnjs.org/index.html#demos

Deixe um comentário